Caros colegas,
Após aprovados na 2ª Assembleia Geral de Alunos Ordinária, que decorreu no passado dia 14 de novembro, são divulgados o Regulamento e o Calendário Eleitoral para as Eleições dos Órgãos Sociais da AEFCT para o mandato de 2025.
O Período Eleitoral compreende um período de grande importância para aquilo que é a comunidade académica e deve ser encarado com seriedade por todos os estudantes que a compõem. A eleição de uma Lista que dá voz aos estudantes e que luta por melhor os representar é não só um direito, mas também um dever do estudante.
A AEFCT é constituída por 4 Órgãos Sociais, dos quais 3 destes Órgãos Sociais são eleitos pelos estudantes, sendo estes a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e a Direção. O quarto órgão da AEFCT é a Assembleia Geral de Alunos, constituída por todos os alunos da FCT.
- O trabalho da Mesa da Assembleia Geral (MAG) tem como objetivo agilizar o bom funcionamento da Assembleia Geral de Alunos (AGA), pelo que este órgão se responsabiliza por convocar e presidir as AGAs, bem como coordenar os trabalhos que destas decorrem. Como tal, está assim implícito na sua função garantir que os estatutos são cumpridos, no que à apresentação de documentos à assembleia diz respeito. A MAG é composta por 5 elementos: Presidente, Vice-presidente e 3 Secretári@s.
- O Conselho Fiscal (CF) responsabiliza-se pela fiscalização direta do trabalho da AEFCT, pelo que deverá zelar pelo cumprimento dos estatutos e do plano de atividades, bem como analisar, apresentando o seu parecer, o desempenho financeiro da AEFCT. O CF é composto por 3 elementos: Presidente e dois Vogais.
- A Direção da AEFCT (DAEFCT) é o órgão executivo da AEFCT. A sua função primária é representar e defender os interesses dos estudantes, mas não só. Este está encarregue da gestão diária e execução do plano de atividades e orçamento. Como tal, cada uma das áreas que a compõem responsabiliza-se pelo planeamento e execução das atividades de diversos caracteres, tanto pedagógico como recreativo e extracurricular, que caracterizam a vida académica FCTense como a conheces. A Direção é composta por: Presidente e Vogais, podendo ser composto, no mínimo, por 15 elementos e no máximo por 25.
A elegibilidade para candidatura aos Órgãos Sociais da AEFCT, implica o preenchimento dos seguintes documentos:
- Ficha de Candidatura Individual
- Ficha de Candidatura Conjunta do Órgão Social
Será ainda necessária a entrega de uma fotocópia do Documento de Identificação e o Comprovativo de Matrícula no presente ano letivo 2024/2025.
Finalmente, segue abaixo o Calendário Eleitoral que poderás e deverás acompanhar de modo que sejas também uma voz ativa nas Eleições dos Órgãos Sociais da AEFCT do mandato 2025.
- Entrega de Candidaturas de dia 16 a 22 de novembro de 2024;
- Período de verificação de listas de dia 23 e 24 de novembro de 2024;
- Afixação das listas definitivas no dia 24 de novembro de 2024;
- Período de Campanha Eleitoral de dia 25 de novembro a 1 de dezembro de 2024;
- Afixação dos cadernos eleitorais no dia 26 de novembro de 2024;
- Período de reflexão no dia 2 de dezembro de 2024;
- Eleições de dia 3, 4 e 5 de dezembro de 2024;
- Apuramento dos resultados no dia 5 de dezembro de 2024;
- Período de impugnação dos resultados eleitorais nos dias 6 e 7 de dezembro de 2024.
Findos os períodos de entrega de candidaturas e verificação das listas, a Mesa da Assembleia Geral vem por este meio anunciar que houve apenas uma lista candidata aos três Órgãos Sociais da AEFCT: a Lista T. Poderás encontrar o comunicado referente às listas definitivas aqui. Informa-te sobre a constituição da mesma aqui.
Para melhor entenderes o que está envolvido em cada um destes períodos e esclarecer quaisquer dúvidas, poderás consultar o Regulamento Eleitoral 2025. Caso tenhas ainda alguma dúvida por esclarecer, entra em contacto connosco através do email mesaassembleia@ae.fct.unl.pt.