Conhece os Núcleos e Associações Parceiras da AEFCT.

Se tiveres alguma questão ou quiseres criar um novo núcleo, contacta nucleos@ae.fct.unl.pt.

TunaMaria

março, 2021

22fev(fev 22)9:00 am08mar(mar 8)9:00 pmDia Internacional da Mulher

Mais de 25 anos passaram e se há palavras que nos transportam, há músicas que nos tocam. Hoje, novas caras e novas músicas surgem, mas os nossos ideais mantêm-se.

Tempo marcado por infindáveis momentos de convívio, cumplicidade e muita animação, que a tuna, sempre com a mesma dedicação de se tornar mais e melhor, de incutir o espírito a quem se junta nesta viagem e de viver a saudade de quem por nós passa e segue rumo na vida.

Procurou, incansavelmente, proporcionar momentos de comunhão entre os seus elementos, o espaço académico e a cidade de Almada, divulgando o nome da faculdade e da terra que com tanto amor nos acolhe por todo o país e além fronteiras, utilizando para tal a tão característica música, um sorriso nos lábios e uma ambição tamanho do mundo.

Fundação: 29 de abril de 1994

Principais Eventos: Anualmente a TunaMaria realiza o MARIAS – Festival de Tunas Femininas da FCT NOVA, festival caracterizado por seguir uma tradição musical ao longo de fantásticas 18 edições, com o intuito de dinamizar toda a comunidade através da promoção da cultura musical portuguesa. Traz ao concelho de Almada tunas convidadas de todo o país de modo a dar a conhecer a nossa cidade, a faculdade, os espaços e o espírito académico, possibilitando a troca de conhecimento e camaradagem.

Para além do MARIAS, a TunaMaria organizou 3 edições da “Grande Noite de Fados da FCT/UNL”.

Teve ainda a oportunidade de realizar duas digressões internacionais, ao Peru, onde marcou presença no Festival Internacional de Tunas Femininas da Universidad de San Marcos (Lima), em Abril 2004; e no Chile, I Encontro Ibero-Americano de Tunas e Estudantinas, em Iquique, em Janeiro de 2006. Em 2019, realizou a primeira digressão por terras algarvias.

Em 2009 e após 15 anos de existência da TunaMaria, assinalou-se o lançamento do seu CD “Notas à Margem”, composto por 13 músicas que marcaram o percurso da Tuna desde a sua fundação, procurando transmitir a essência viva do companheirismo da Tuna.

Têm vindo, também, a vincular anualmente a Edição do Grande Churrasco da TunaMaria que tem como principal objetivo a dar a conhecer as atividades a realizar ao longo do ano e proporcionar um ambiente de convívio entre tunas e alunos da FCT/NOVA.

X