Conhece os Núcleos e Associações Parceiras da AEFCT.

Se tiveres alguma questão ou quiseres criar um novo núcleo, contacta nucleos@ae.fct.unl.pt.

Núcleo PRIDE

junho, 2020

23maioO dia inteiro10junExposição Online

O NuPRIDE tem como objetivo principal pugnar pela integração social da comunidade LGBTQ+, bem como fomentar a cidadania e o diálogo de temáticas LGBTQ+, dentro e fora do campus. Tem também como objetivo divulgar e sensibilizar para assuntos relacionados com a sexualidade, consciencializar e tentar extinguir a desigualdade e/ou discriminação baseadas na sexualidade.

O NuPRIDE é um núcleo LGBTQ+ que pretende pugnar pela inserção social da comunidade LGBTQ+ bem como difundir essa temática na comunidade académica. Pretende mostrar às pessoas que podem ser elas próprias, que devem ser felizes à sua maneira sem medos nem receios. Um dos objetivos principais do núcleo é o a aceitação pessoal, e embora mais direcionados a esses, o NuPRIDE não foi criado apenas a pensar nos alunos de minoria sexual ou de género mas para todos os estudantes da faculdade, de forma a promover uma comunidade académica mais informada, unida e inclusiva.

Núcleo Fundado em: Março de 2019

Principais Atividades e Conquistas: O NuPride fez questão de deixar marca ao longo do seu primeiro ano de existência, orgulhando-se de diversas atividades e eventos realizados neste período como é o exemplo das duas tertúlias e das duas sessões de cinema LGBTQ+. Foi com grande orgulho que conseguimos também realizar o primeiro churrasco 100% vegan da FCT, apesar das dificuldades financeiras, churrasco esse que foi um grande sucesso e veio mostrar à FCT que para descontrair apenas é preciso boa música e boa companhia. Numa outra vertente, em parceria com o GAT (Grupo de Ativistas em Tratamento), trouxemos à faculdade duas edições dos Rastreios de IST’s, que tiveram uma grande adesão por parte dos estudantes.

Passando para uma perspetiva mais externa, fizemos parte da génese da RAQUL (Rede de Ação Queer Universitária de Lisboa), à qual continuamos a pertencer, um projeto que visa unir os vários núcleos universitários LGBTQ+ de Lisboa, dinamizando projetos cujas moldes seguem a mesma linha dos do próprio NuPRIDE, mas a uma escala maior.

Por fim, foi ainda com orgulho que aceitámos o convite para fazer parte da comissão organizadora da MOL (Marcha do Orgulho Lisboa), mostrando mais uma vez que não temos medo de aceitar desafios e alargar as nossas fronteiras, e ganhando também assim uma voz ainda maior para a comunidade LGBTQ+ da nossa FCT.

X