Eleições para os Órgãos Sociais da AEFCT para o mandato de 2022

Caros colegas,

Após aprovado na 2° Assembleia Geral de Alunos Ordinária que decorreu no passado dia 9 de novembro, partilhamos com vocês o  Regulamento e o Calendário Eleitoral para as Eleições dos Órgãos Sociais da AEFCT para o mandato de 2022.

Gostaríamos de relembrar a importância que os Órgãos Sociais da AEFCT têm na vida acadêmica de cada um. A AEFCT é constituída por 4 órgãos, dos quais 3 são eleitos pelos estudantes, sendo estes a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e a Direção. O quarto órgão da AEFCT é a Assembleia Geral de Alunos constituída por todos os alunos da FCT.

• Para ajudar ao melhor funcionamento da Assembleia Geral de Alunos, existe a Mesa da Assembleia Geral. A Mesa tem como missão convocar e presidir as AGAS e coordenar os trabalhos. É por isso responsável por garantir que os estatutos são cumpridos, no que à apresentação de documentos à assembleia diz respeito. É um órgão composto obrigatoriamente por 5 pessoas: um Presidente, um Vice-presidente e três secretários.
  • Responsável pela fiscalização direta do trabalho da Associação é o Conselho Fiscal, composto unicamente por 3 pessoas: o Presidente e dois Vogais. Tem como principais missões zelar pelo cumprimento dos estatutos e do plano de atividades e analisar, apresentando o seu parecer, o desempenho financeiro da AEFCT.
  • Por fim, temos a Direção da AEFCT. A Direção é o órgão executivo da AEFCT, encarregue da gestão diária e execução do plano de atividades e orçamento. É o órgão que é responsável pela organização de todos os eventos que conheces da associação, por gerir os núcleos, as equipas desportivas, trabalhar com associações parceiras e ser a voz dos estudantes junto de vários órgãos de governo da NOVA, como é o caso do Conselho de Gestão da FCT, do Conselho Pedagógico, e do Conselho de Estudantes. Pode ser composta por 15 estudantes no mínimo e 25 estudantes no máximo. Nos últimos anos, a Direção tem sido composta por 25 estudantes, divididos por 8 áreas distintas de trabalho que podes conhecer melhor aqui no site.

Podes consultar as Listas Candidatas aos Órgãos Sociais da AEFCT para o mandato de 2022 aqui. Adicionalmente, podes ler as atas de cada reunião aqui:

Podes consultar os cadernos eleitorais aqui.

Finalmente, para não te esqueceres do calendário Eleitoral:

• Entrega de Candidaturas de dia 22 a dia 30 de novembro
  • Período de verificação de listas de dia 1 a dia 3 de dezembro
  • Afixação das listas definitivas no dia 3 de dezembro
  • Período de Campanha Eleitoral de dia 4 a dia 11 de dezembro
  • Afixação dos cadernos eleitorais no dia 5 de dezembro
  • Período de reflexão no dia 12 de dezembro
  • Eleições de dia 13 a 15 de dezembro
  • Apuramento dos resultados no dia 15 de dezembro
  • Período de impugnação dos resultados eleitorais de dias 16 a 17 de dezembro

Caso alguma dúvida não tenha ficado esclarecida, envia email para mesaaassembleia@ae.fct.unl.pt