Conhece os Núcleos e Associações Parceiras da AEFCT.

Se tiveres alguma questão ou quiseres criar um novo núcleo, contacta nucleos@ae.fct.unl.pt.

anTUNiA

fevereiro, 2023

Sem eventos

A anTUNiA – Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – nasceu aos 23 dias do mês de Novembro do ano de 1993 e, após mais de um quarto de século de existência, possui uma forte tradição musical no universo das tunas, apostando na mudança do seu estilo musical, ao enveredar por caminhos inovadores, o que talvez tenha contribuído para a sua rápida ascensão.

Desde então, a anTUNiA tem sido convidada para diversos festivais de tunas, conquistando múltiplos prémios que são o reconhecimento da sua evolução ao longo do tempo. Com o seu crescimento, em 2002, a anTUNiA passou a ser uma associação sem fins lucrativos permitindo a anTUNiA aceitar novos desafios e adaptar-se melhor ao novo mundo das tunas.

Recentemente, a anTUNiA lançou o seu primeiro videoclip oficial “Rastos de Sabor”, que poderão ver aqui

Fundação: Novembro de 1993

Principais Eventos: O Tágides – Festival Internacional de Tunas Universitárias é organizado pela anTUNiA desde a sua fundação, contando já com 27 edições consecutivas, sendo já reconhecido pelos habitantes do Concelho de Almada como um marco no seu calendário cultural.

Em 1996 grava o seu primeiro CD, anTUNiA, contendo canções originais e temas instrumentais clássicos, ao que se seguiu uma digressão pelas cidades de Rio de Janeiro, Belém do Pará, Brasília e Curitiba, no Brasil, e ainda Lima, no Perú, no ano de 1999. Em 2000 foi editado um novo CD contendo gravações do V e VI Tágides – Festival Internacional de Tunas Universitárias da Cidade de Almada.

Em 2014 realizou a sua primeira digressão europeia – anTUNiA onTOUR – onde atuou nas cidades de Bordéus, Paris, Leuven, Bruxelas, Amesterdão, Genebra e Toulouse.

Passados 20 anos após a gravação do seu primeiro CD e como forma de celebração do seu 23º aniversário, a anTUNiA lançou “Sobre O Tejo”, um novo álbum onde se pode ouvir músicas como “Senhora do Mar”, “Meus Lindos Olhos” e“Sancho Pança” que se tornaram imagem de marca da anTUNiA durante longos anos. A anTUNiA celebrou em 2018 os seus 25 anos de existência, tendo realizado um espetáculo de comemoração no Coliseu dos Recreios, juntando gerações e amigos numa noite única.

Em 2017 realizou o espetáculo solidário Música Que Marca, que conta já com 2 edições.

X